quinta-feira, 26 de maio de 2016

O que foi, deixou de ser e já o é outra vez (26/05/2016)

Olá, como estão?


Hoje, dia 26 de Maio, celebra-se o Corpo de Deus.
A data celebra-se na segunda Quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).
E após um interregno de 3 anos, volta a ser feriado.


Feriado Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado. A partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, mas em 2016, voltou a considerar-se o Corpo de Deus como um feriado. Este feriado serve muitas vezes de pretexto para umas mini-férias, uma vez que ao ser celebrado a uma quinta-feira, permite que se goze de uma ponte na sexta-feira seguinte. Contando com o fim-de-semana, é possível gozar quatro dias seguidos de férias.
Significado do Corpo de Deus
Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi. É uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

Só digo isto: ainda bem que os feriados eliminados ou suspensos (4, 2 civis e 2 religiosos; civis - Implantação da República, 5/10 e Independência, 01/12; religiosos – Corpo de Deus, feriado móvel e Todos os Santos, 01/11) foram repostos.
Nunca achei piada à ideia.
Sabem aquela história do tiro sair pela culatra?
Pois bem, foi o que eu acho que aconteceu aqui.
A razão apresentada para a suspensão/eliminação dos feriados foi o aumento de produtividade.
Mas vamos lá a ser sinceros: quem é que tem vontade de produzir quando tem que ir trabalhar num dia que costumava ser feriado?
Ninguém!
Mas também, vendo bem as coisas, a questão da produtividade não pode ser imputada só aos trabalhadores. Os patrões também entram na fotografia.
Felizmente que o quadro patronal está a mudar e que vão aparecendo cada vez mais aqueles que apostam no bem-estar e formação dos trabalhadores.


Por hoje é tudo.
Ate uma próxima oportunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário