quinta-feira, 26 de maio de 2016

O que foi, deixou de ser e já o é outra vez (26/05/2016)

Olá, como estão?


Hoje, dia 26 de Maio, celebra-se o Corpo de Deus.
A data celebra-se na segunda Quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).
E após um interregno de 3 anos, volta a ser feriado.


Feriado Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado. A partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, mas em 2016, voltou a considerar-se o Corpo de Deus como um feriado. Este feriado serve muitas vezes de pretexto para umas mini-férias, uma vez que ao ser celebrado a uma quinta-feira, permite que se goze de uma ponte na sexta-feira seguinte. Contando com o fim-de-semana, é possível gozar quatro dias seguidos de férias.
Significado do Corpo de Deus
Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi. É uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

Só digo isto: ainda bem que os feriados eliminados ou suspensos (4, 2 civis e 2 religiosos; civis - Implantação da República, 5/10 e Independência, 01/12; religiosos – Corpo de Deus, feriado móvel e Todos os Santos, 01/11) foram repostos.
Nunca achei piada à ideia.
Sabem aquela história do tiro sair pela culatra?
Pois bem, foi o que eu acho que aconteceu aqui.
A razão apresentada para a suspensão/eliminação dos feriados foi o aumento de produtividade.
Mas vamos lá a ser sinceros: quem é que tem vontade de produzir quando tem que ir trabalhar num dia que costumava ser feriado?
Ninguém!
Mas também, vendo bem as coisas, a questão da produtividade não pode ser imputada só aos trabalhadores. Os patrões também entram na fotografia.
Felizmente que o quadro patronal está a mudar e que vão aparecendo cada vez mais aqueles que apostam no bem-estar e formação dos trabalhadores.


Por hoje é tudo.
Ate uma próxima oportunidade.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

O querer e o poder (25/05/2016)

Olá, como estão?


Ontem, ao fazer uma transferência (para quem, como eu, está numa cadeira de rodas, transferência é quando estamos sentados num sítio e queremos mudar de sítio. Ex: da cama para a cadeira de rodas), estava com mais dificuldades porque estava continuamente a entortar um pé. A minha mãe, que me estava a ajudar, disse-me para endireitar o pé, ao que eu respondi que era o que eu queria. A minha mãe só diz: “Então, faz.”

Foi inevitável.
Lembrei-me logo dum professor que tive no 10.º ano e que gostava muito daquela celebérrima frase, “Querer é poder”.
Pois bem, a isso eu digo: não, não é bem assim. Nem sempre…
Quer dizer, eu até consigo perceber a lógica por detrás da frase. Pelo menos, a nível psicológico. Porque a nível físico, a história é diferente, muito diferente. Completamente diferente.
Eu que o diga.
Quantas e quantas vezes eu quero fazer uma coisa e, muito pura e simplesmente, não me é possível por não conseguir.
E estou a falar de coisas simples, tão simples, que nem pensamos nelas no dia-a-dia – damo-las como adquiridas e só lhes damos valor quando as perdemos ou nos vemos na iminência de as perder.
Tão simples como endireitar um pé, Ou mexê-lo, dar um passo.
Eu penso “Mexe-te”. Mas o corpo não obedece.
Eu bem quero. Mas não posso.


Ah, já me esquecia…
Em relação à Taça de Portugal, quem venceu foi o Braga: 4 – 2 no desempate por marca de grandes penalidades, após o empate verificado no final do tempo regulamentar de jogo e prolongamento (2 – 2).


Por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.


domingo, 22 de maio de 2016

21 anos depois (22/05/2016)

Olá, como estão?

                                                   
Ontem Portugal sagrou-se Campeão Europeu de Futebol Sub-17 após bater a Espanha no jogo decisivo, através da marcação das grandes penalidades (5 – 4).
A todos, os meus parabéns.

Mas vem-me sempre à memória o Campeonato do Mundo Sub-20 de 1995, disputado no Qatar.
Especialmente do jogo Portugal – Holanda, que Portugal venceu por 3-0. Nomeadamente daquele lance do Dani e Bruno Caires (http://www.maisfutebol.iol.pt/efemeride/qatar/o-livre-dos-gavroches-faz-20-anos-e-tanto-mudou-desde-entao).
Lembram-se?

 
E hoje joga-se a final da Taça de Portugal, entre o Porto e o Braga.
Que ganhe o melhor.


Por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.




sábado, 21 de maio de 2016

Conversas à toa (21/05/2016)

Olá, como estão?


Ontem foi dia da final da Taça da Liga (agora, Taça CTT): Marítimo – Benfica.
O jogo foi em Coimbra, no Estádio Municipal, com casa cheia, mas mais parecia que o Benfica estava a jogar em casa, tal não era a falange de apoio.
Quanto ao resultado final, o Benfica ganhou: Marítimo, 2 – Benfica, 6.
Em 9 edições da Taça da Liga, é já a 7.ª que o Benfica arrecada.
Amanhã, é dia da final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, no Jamor: Porto – Braga.
Vai ser o final da época 2015/16 portuguesa, mas logo a seguir vai começar outra história, também relacionada com futebol: o Campeonato Europeu de Futebol, que vai ter lugar em França. Portugal está no Grupo F e vai jogar com a Islândia (a 14/06, 20h00, em St-Etienne), Áustria (a 18/06, 20h00, em Paris) e Hungria (a 22/06, 18h00, em Lyon).


Já alguma vez se sentiram cansados, mas MESMO cansados, sem fazerem a mínima ideia porquê?
Comigo, é o Pão Nosso de cada dia.
Estou sempre cansada, exausta mesmo. E não faço a mínima ideia porquê.
A coisa é de tal maneira, que eu até chego a ficar cansada de estar cansada.
Eu sei que pode parecer ridículo, mas é assim que me sinto.
Deve ser da maldita ataxia que me saiu na rifa.
E não é só.
O meu sistema imunitário, esse então, anda pelas ruas da amargura.
Só este ano, já encostei 3 vezes à box. E se foi cada carraspana…
E ainda só vamos em Maio, no mês 5.


E por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.



terça-feira, 17 de maio de 2016

Maus fígados (17/05/2016)


Olá, como estão?


E pronto! Já está.
O Benfica é tricampeão de futebol.
Agora que o campeonato já acabou, posso confessar-vos uma coisa: eu cheguei a ver a coisa mal parada, especialmente depois do jogo com o Guimarães, mesmo antes do jogo com o Braga para a Taça da Liga. Só comecei novamente a ficar mais convencida depois do jogo na Madeira, com o Marítimo.
Mas nunca partilhei os meus receios com quem quer que fosse: guardei-os todos para mim, para não ser mau agoiro.
Mas ao ver a triste, muito triste, reacção de Jorge Jesus (actual treinador do Sporting e ex-treinador do Benfica) à vitória do Benfica no campeonato e a sua recusa em felicitar o Benfica pelo mesmo, só me vem à memória aquela antiga expressão popular que dá título a este texto.
Bem faz o Rui Vitória (actual treinador do Benfica) em não responder à letra a essa espécie de senhor. Não só há aquele provérbio, “Os cães ladram e a caravana passa”, como a verdade é que cada um só tem a importância que lhe quisermos dar.

Em relação àquela verborreia destilada pelo Jorge Jesus (“Eu”, “Eu”, “Eu”…), das duas, uma: ou estamos na presença de um autêntico narcisista, tal não é a vaidade, arrogância, presunção e prepotência, ou então estamos perante uma pessoa muito insegura, sem um pingo de confiança no seu trabalho. Se não, de que outra maneira se pode justificar a constante necessidade de auto-elogios e apropriação de créditos alheios?


Por hoje é tudo.
Até à próxima oportunidade.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Birras & perdidas (13/05/2016)

Olá, como estão?


Hoje assinala-se o 99.º aniversário sobre a 1.ª aparição da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no lugar de Fátima (13/05/1917 – 13/10/1917).
Para o ano, no 100.º aniversário das aparições, vem cá o Papa Francisco. E como eu sempre costumo dizer, nem que me paguem!
Não me apanham lá. Não tenho nada contra o senhor, bem entendido. Antes pelo contrário.
Mas eu sempre abominei confusões.
Mais a mais agora, numa cadeira de rodas.

Quando me falam em peregrinações a Fátima, lembro-me sempre de duas coisas: da máquina do alcatrão e dos grupos de catequese.
Eu passo a explicar:
A máquina do alcatrão – Há já muitos anos, era eu bem criança, acompanhei uns familiares meus numa peregrinação, a pé, a Fátima. Enquanto os meus familiares iam a pé, eu, assim como outras crianças, ia no carro de apoio. Às páginas tantas, passamos por umas obras na estrada: estavam-na a alcatroar ainda com uma máquina das antigas e os trabalhadores estavam todos mascarrados, dos pés à cabeça. Por causa disso, uma das crianças que seguia comigo fez cá uma birra, com medo dos homens e da máquina…
Os grupos de catequese – Todos os anos há a
Peregrinação das Crianças, em Junho, especialmente destinada a grupos de catequese. Eu também lá fui, com o meu grupo, há muitos anos. Era tanta gente… Lembro-me de olhar para cima e só ver cabeças E querem saber a melhor? No meio de tanta gente, perdi-me. E nunca ninguém deu por nada. Porque mesmo com tenra idade soube ter sangue-frio suficiente para manter a calma e não entrar em pânico. Quando me vi sozinha no meio de tanta gente, limitei-me a ficar muito quietinha e esperar: alguém conhecido havia de passar por ali. E não é que passaram mesmo?! Quando outro grupo de catequese, também da minha terra, passou, eu limitei-me a acompanhá-los. E tudo ficou bem.


E que dizer daquela confusão no Brasil?
Primeiro que tudo, quero deixar aqui bem claro o meu mais profundo desagrado pelo uso da palavra “impeachment”.
Que diabo, falem português!
Ou não é essa a língua oficial do Brasil?
Então, digam impugnação.
Atenção, isto também é válido para todos os jornalistas portugueses que teimam em falar de “impeachment“. A esses, digo o mesmo: falem português!
E depois ainda se queixam dos maus tratos que a língua portuguesa sofre. Pois claro, é cada calinada… E aqui faço um mea culpa: eu também dou a minha dose de pontapés na gramática.

Eu desconheço por completo as leis eleitorais vigentes no Brasil, mas pergunto: quando esta contestação toda começou a subir de tom, porque é que a Dilma Rousseff não convocou logo eleições antecipadas?
Quem não deve, não teme e assim sujeitava-se, de novo e de forma voluntária, ao escrutínio popular.
E pronto! Se ganhasse, ganhava e se perdesse, perdia.
Não sei se a lei brasileira permite isso, mas a permitir, eu, por um lado, acho que até consigo compreender a relutância da Dilma Rousseff em tomar tal atitude – afinal, ela tinha sido reeleita com toda a legitimidade, para mais um mandato, em 2014.
Mas pelo outro, se a contestação era tanta…
Agora, só espero, mas espero mesmo, que a emenda não seja pior que o soneto.
Mas só podemos esperar para ver, não é assim?


Por hoje é tudo.
Até a uma próxima oportunidade.


quinta-feira, 12 de maio de 2016

Público versus privado (12/05/2016)



Olá, como estão?


Hoje assinala-se o Dia Internacional do Enfermeiro:

Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário.
Origem da Data
O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração (em 2016: "Enfermeiros: uma força de mudança - melhorando a resiliência dos sistemas de saúde"). A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (a 12 de maio), que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna.
Atividades do Dia Internacional da Enfermagem
Para comemorar a data decorrem vários simpósios e conferências pelo país e pelo mundo com vista à análise de vários aspetos da profissão, assim como à identificação de novas perspetivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros. Da mesma forma, esta classe de profissionais tenta apelar a um estilo de vida saudável junto da população, com a realização de campanhas, exibição de vídeos, etc.


Como agora se tem falado muito da polémica do financiamento estatal aos colégios privados, vou agora atrever-me a dar a minha opinião. E é assim: cada caso é um caso diferente e todos têm que ser analisados e avaliados individualmente, pois onde não há estabelecimentos de ensino público é claro que os colégios privados devem ser apoiados para poderem prestar um serviço público. Mas onde ambos coexistem, sou contra esse mesmo apoio. Total e completamente, pois o erário público não tem nada que estar a pagar a colégios privados, quando há escolas públicas para o mesmo efeito. Quando há as duas hipóteses e mesmo assim querem optar pelo privado, têm bom remédio: paguem! Agora, descurar e abandonar o ensino público, por causa do ensino privado, nem pensar!!!


Por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.






quarta-feira, 11 de maio de 2016

Trovoadas de Maio (11/05/2016)



Olá, como estão?


A minha mãe sempre disse que Maio é o mês das trovoadas.
E na verdade, tem trovejado.
E eu A-D-O-R-O uma boa trovoada.
Medo, não tenho. Mas respeito, sim.
Lembro-me sempre de uma trovoada a que assisti, em criança: devia ter por volta de 7 anos e vinha da escola. Já bem perto de casa, vejo desenhado um trovão, enorme e brilhante, num céu molhado e cinzento por cima dumas hortas (essas hortas já não existem: no lugar delas ergue-se agora uma urbanização). Lembro-me que chovia torrencialmente e que era hora de almoço.
Quando era bem pequena, diziam-me que os trovões aconteciam quando as nuvens chocavam umas com as outras.


Por hoje é tudo.
Até á próxima oportunidade.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Espigadices (05/05/2016)

Olá, como estão?


Hoje, dia 05 de Maio, assinala-se a Quinta-feira da Ascensão. Ou Dia da Espiga. Aqui onde vos escrevo, em pleno concelho de Santarém, não é feriado municipal, mas em vários municípios do distrito de Santarém (e não só), é.
Senão, vejamos: o distrito de Santarém é constituído por 21 municípios (Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha), sendo que 13 municípios não celebram o seu feriado municipal na Quinta-feira da Ascensão (Abrantes – 14 de Junho, Alpiarça – 02 de Abril,
Constância – Segunda-feira após o Domingo de Páscoa, Coruche – 17 de Agosto, Entroncamento – 24 de Novembro, Ferreira do Zêzere – 13 de Junho, Mação – Segunda-feira de Páscoa, Ourém – 20 de Junho, Rio Maior – 06 de Novembro, Santarém – 19 de Março, Sardoal – 22 de Setembro, Tomar – 01 de Março, Vila Nova da Barquinha – 13 de Junho). Os restantes 8 (Alcanena, Almeirim, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos, Torres Novas) celebram o seu feriado municipal nesta data.


Não sei se com vocês acontece o mesmo, mas há uma coisa que me faz imensa confusão: porque é que nos folhetos promocionais dos super e hipermercados vem sempre a designação “Red fish” e nunca “Peixe encarnado”?
Se “Red fish” quer dizer, literalmente, “Peixe encarnado”… Só que enquanto a primeira é a designação em inglês, a segunda é em português. E da última vez que vi, ainda estamos em Portugal.

Faz-me lembrar uma vez, há já perto de 20 anos, num restaurante em plena Serra da Lousã, que na ementa tinham “Bife com champignons”.
Eu estive mesmo para perguntar qual era a diferença entre champignons e cogumelos (champignons é a palavra francesa para cogumelos), mas acabei por não o fazer.
E foi o meu erro.


Quem tem TV por cabo, nomeadamente o canal AXN, com certeza que já viu a promoção à série “Quantico”.
E há uma coisa que, para mim, é um erro flagrante de tradução.
A palavra “deception” que se ouve, para mim, não quer dizer “decepção”, mas sim “engano”. Pelo menos, naquela situação específica…


Tem vindo a público os resultados obtidos pela Maratona da Saúde: 57 mil euros para a investigação das doenças neurodegenerativas (https://www.telecom.pt/pt-0pt/media/noticias/Paginas/2016/maio/maratona_saude_2016.aspx).
Perdoem-me o pessimismo (eu prefiro chamar-lhe realismo), mas essa quantia representa tão somente uma simples e ínfima gota de água num imenso oceano.


Lembram-se de eu ter falado nuns concursos literários em que eu entrei?
Pois em, um desses foi o “Odemira literária – Concurso para a igualde do género 2015”.
Eu participei com um conto, “Uma coisa cor de burro quando foge”, que podem lerem no meu outro blogue, “À procura de uma história” (http://aprocuradeumahistoria.blogspot.pt/2016/05/uma-coisa-cor-de-burro-quando-foge_3.html).


E já tenho em meu poder um exemplar do livro “Um livro num dia – Contos do amanhecer que logo entardeceu, Vol. II” (Chiado Editora), uma antologia de contos onde eu participo com o trabalho “O ar que nos deu” (página 57).


Por hoje é tudo.
Até uma próxima oportunidade.